Canceloumediacao.com

Dúvidas? É só ligar

Conheça as novas regras para despachar bagagem

Canceloumediacao.com

Ainda fica confuso na hora de se decidir sobre bagagem de mão e despachar bagagem? Confira tudo o que você precisa saber no post.

Cancelou.com 21/12/2017

A resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) n° 400/2016 passou a valer em março de 2017 e, com ela, várias mudanças importantes no setor aéreo brasileiro. Entre elas, as regras sobre bagagens de mão e despachadas nas aeronaves. Tem alguma dúvida? Continue a leitura.

Quais as novas regras para despachar bagagem?

Pela regra anterior, os passageiros podiam despachar bagagens de até 23 kg em viagens nacionais e dois volumes de 32 kg cada um em voos internacionais sem nenhuma cobrança adicional. Além disso, era permitido levar na cabine bagagem de mão de até cinco kg.

Com a mudança, o peso permitido para bagagem de mão passa a ser, normalmente, de até 10 kg para voos nacionais, desde que o volume atenda às regras de cada companhia. Ainda continua sendo permitido levar também dentro da aeronave um item pessoal (como bolsa, bolsa de bebê ou bolsa para notebook, por exemplo), mas não mais do que isso. Conheça as principais exigências de cada empresa:

TAM Linhas Aéreas

O peso máximo da bagagem de mão varia de acordo com o voo e a tarifa. Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças. Em voos nacionais em cabine econômica ou internacionais que tenham como destino ou origem o Brasil - e sejam cabine economy -, o limite é de 10 kg. Para os demais voos internacionais em cabine economy - e que não envolvam o Brasil -, o limite é 8 kg e no caso de voos internacionais cabines premium economy ou business, o limite é de 16 kg.

Para despachar a bagagem que não se encaixar nos padrões anteriores (e pagar por isso), a dimensão máxima é de 158 cm lineares (largura + altura + comprimento) e peso de até 23 kg. Se sua bagagem superar as dimensões ou o peso, você terá que pagar pela bagagem adicional. Se quiser saber mais, visite o site da companhia aérea.

GOL Linhas Aéreas

Os passageiros podem levar sem custo uma bagagem de mão de até 10 kg e um item pessoal como uma bolsa, um notebook, um tablet ou uma sacola com produtos comprados em free shop. O tamanho máximo permitido é de 40 cm x 25 cm x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Para despachar a bagagem que não se encaixar nos padrões anteriores (e pagar por isso), a dimensão máxima é de 58 cm x 28 cm x 80 cm (comprimento x largura x altura) e peso de até 23 kg. Apenas a tarifa light não inclui o despacho de bagagem; no caso das tarifas programada e flexível, a primeira bagagem é despachada gratuitamente. Se quiser saber mais, visite o site da companhia aérea.

Azul Linhas Aéreas

Para a bagagem de mão, existem algumas regras: o peso limite é de 10 kg e a soma das medidas de largura, altura e profundidade deve ser de, no máximo, 115 centímetros.

Em relação ao despacho de bagagens, a tarifa Mais Azul mantém a prática tarifária atual, incluindo franquia de 23 kg de bagagem e sempre estará disponível para compra. Quem escolher pela categoria Azul vai pagar mais barato pela passagem na comparação com a tarifa Mais Azul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Nessa modalidade, se o passageiro mudar de ideia, vai poder incluir os 23 kg de bagagem, a qualquer momento, por R$ 40,00 pelo site, call center ou aplicativo; e R$ 60,00 no aeroporto. Caso o viajante ultrapasse essa cota de 23 kg, será mantida a atual cobrança por quilo excedente. Se quiser saber mais, visite o site da companhia aérea.

Avianca Linhas Aéreas

Os passageiros podem levar sem custo uma bagagem de mão de até 10 kg e um item pessoal como uma bolsa, um notebook, um tablet ou uma sacola com produtos comprados em free shop. O tamanho máximo permitido é de 35 cm de largura + 55 cm de altura + 25 cm de profundidade.

Para despachar a bagagem que não se encaixar nos padrões anteriores (e pagar por isso), a dimensão máxima é de 158 cm, somadas as três dimensões de largura, altura e comprimento e peso de 23 kg para adulto ou criança e 10 kg para bebê (0 a 23 meses). Se quiser saber mais, visite o site da companhia aérea.